Imagem ilustrativa na TNT Sports

É agora que a história é escrita! Assista a TODOS os jogos do mata-mata da Champions League AO VIVO!

ASSINE JÁ
Melhor Futebol do Mundo

Mandela livre, internet surgindo, Senna bi mundial: como era o mundo em 1990, ano do último título inglês do Liverpool

Alguns fatos históricos marcaram o ano de 1990 e, em 28 de abril daquele ano, o Liverpool levantou o troféu do Campeonato Inglês - foi o último título do torneio para a equipe inglesa, que deve ser campeã em breve em 2020

Equipe do Liverpool comemora o título inglês de 1989/90, ainda sem o troféu, após vencer o QPR
Equipe do Liverpool comemora o título inglês de 1989/90, ainda sem o troféu, após vencer o QPR - Bob Thomas (Bob Thomas Sports Photography vi)

Por Redação do Esporte Interativo

Trinta anos atrás, o Liverpool conquistava o seu último título inglês - que, à epoca, ainda não era a Premier League - fechando um dos períodos mais vencedores do clube. Afinal, na década de 80 (entre 81 e 90), foram seis títulos ingleses, além de duas Copas da Inglaterra, três Copas da Liga Inglesa, e duas Champions League - que era chamada de Copa Europeia.

O último título dos Reds foi conquistado em 28 de abril de 1990, quando o Liverpool venceu o QPR por 2x1, garantindo o troféu com duas rodadas de antecedência. De lá pra cá, muita coisa mudou. Como forma de tentar ilustrar como o mundo era bastante diferente, trazemos a você algumas curiosidades e acontecimentos históricos que marcaram o ano de 1990. E que comece o momento nostalgia.

Brasil: Collor presidente, Corinthians campeão brasileiro e Fla levando a Copa do Brasil

O Liverpool foi campeão, obviamente, na Inglaterra. No Brasil, entretanto, o cenário era de redemocratização. Fernando Collor de Mello, primeiro presidente eleito por votos da população após a ditadura militar, foi empossado em 15 de março, sob o apelido de "caçador de marajás", já que prometia ir atrás e cortar os altos salários do funcionalismo público e as promessas de privatização maciça de estatais. No dia seguinte, já havia anunciado o confisco da poupança de milhões de brasileiros. Em 1992, acabou renunciando para evitar um impeachment.

Collor havia sido recém-empossado como presidente do Brasil...e confiscado a poupança (Foto: Presidência do Brasil)
Collor havia sido recém-empossado como presidente do Brasil...e confiscado a poupança (Foto: Presidência do Brasil)

Em termos de futebol, o Corinthians foi o campeão brasileiro daquele ano. O título veio depois do Timão derrotar o rival São Paulo na final da competição - que ainda tinha mata-mata - vencendo os dois jogos por 1x0. Na Copa do Brasil, que realizava apenas sua segunda edição, o grande vencedor foi o Flamengo, que levou a melhor sobre o Goiás na final.

Neto era um dos grandes nomes do Corinthians em 1990 (Foto: Divulgação/Corinthians)
Neto era um dos grandes nomes do Corinthians em 1990 (Foto: Divulgação/Corinthians)
Flamengo levou a Copa do Brasil em 1990 (Foto: Site Oficial do Flamengo)
Flamengo levou a Copa do Brasil em 1990 (Foto: Site Oficial do Flamengo)

Outros esportes: Senna dava a largada para o bicampeonato mundial

1990 não foi um bom ano para o Brasil no futebol, já que a Seleção comandada por Sebastião Lazaroni acabou eliminada da Copa do Mundo nas oitavas de final, perdendo para a Argentina, com gol de Claudio Caniggia. No entanto, o automobilismo vivia seu auge no país, com Ayrton Senna sendo um dos principais nomes do esporte.

A temporada de 1990 da Fórmula 1 ficou marcada pela "vingança" de Senna sobre Prost, seu eterno rival, no GP do Japão. Um ano antes, o francês havia sido campeão mundial após deliberadamente jogar o carro sobre o brasileiro para evitar uma ultrapassagem. A história se inverteu em 90.

Liderando o campeonato, Senna sabia que, se ele e Prost acabassem abandonando a prova em Suzuka, já seria coroado campeão. Pole, acabou sendo ultrapassado por Prost antes da primeira curva e jogou o carro sobre Prost. A corrida seguiu e, em segundos, Senna já era campeão.

A "vingança" de Senna em 1990 (Foto: Getty Images)
A "vingança" de Senna em 1990 (Foto: Getty Images)

Cultura: Clássicos, Ghost e Uma Linda Mulher são lançados; Madonna domina paradas

Em termos de cultura pop, foi um ano bastante importante. Na área do cinema, dois filmes que entraram para a história como clássicos de sua geração foram lançados. Em março, Uma Linda Mulher, estrelando Julia Roberts e Richard Gere, chegou às telonas nos Estados Unidos. No entanto, o maior sucesso de bilheteria estreou em julho nos EUA. Ghost, com Patrick Swayze e Demi Moore, arrecadou mais de 500 milhões de dólares.

Debe activar el uso de Cookies Sociales para ver el contenido.

Na música, quem dominava as paradas de sucesso na Inglaterra no dia em que o Liverpool garantiu o título inglês da temporada 1989/90 era a americana Madonna, a Rainha do Pop, com sua música Vogue.

Debe activar el uso de Cookies Sociales para ver el contenido.

Política: Alemanha reunificada e Mandela livre

O ano de 1990 também ficou marcado na história da política internacional. A Alemanha, que era dividida entre Ocidental (capitalista) e Oriental (socialista) acabou reunificada de fato e o Muro de Berlim, que dividia a capital do país em duas, caiu de vez.

Trecho do Muro de Berlim (Foto: Getty Images)
Trecho do Muro de Berlim (Foto: Getty Images)

Na África do Sul, a luta contra o apartheid - que separava a população preta da população branca em todas as instâncias da sociedade - ainda era necessária. Afinal, o regime segregacionista só foi cair em 1994, quando Nelson Mandela foi eleito presidente do país.

Em 1990, no entanto, Mandela ainda era um preso político. Afinal, em 1964, ele havia sido sentenciado à prisão perpétua por conta de sua luta contra o apartheid. Seu calvário acabou em fevereiro deste ano, quando finalmente deixou a prisão.

Mandela sendo recebido com festa pela população sul-africana após ser liberado da prisão, em 1990 (Foto: Getty Images)
Mandela sendo recebido com festa pela população sul-africana após ser liberado da prisão, em 1990 (Foto: Getty Images)

Tecnologia: primeiros passos para a internet e lançamento do telescópio Hubble

1990 também foi um ano que registrou avanços tecnológicos importantes. Por exemplo: o telescópio Hubble, um dos mais marcantes de toda a história na observação do espaço, foi posto em órbita justamente neste ano, apenas quatro dias antes do título do Liverpool. Ele ainda está em operação, mas deve ser desativado em breve.

Os Pilares da Criação ficam na Nebulosa da Águia. Esta imagem foi captada pelo Hubble em 2015 (Foto: NASA, ESA/Hubble e Hubble Heritage Team)
Os Pilares da Criação ficam na Nebulosa da Águia. Esta imagem foi captada pelo Hubble em 2015 (Foto: NASA, ESA/Hubble e Hubble Heritage Team)

Além disso, os primeiros passos para que você, por exemplo, pudesse ler esta matéria, foram dados exatamente 30 anos atrás. Tim Berners-Lee, um cientista da computação inglês, publicou sua primeira proposta formal para o estabelecimento de uma rede que ficou conhecida como "WorldWideWeb", nada mais, nada menos que o WWW da maioria dos sites que acessamos hoje em dia.

 

Mais Vistas