Imagem ilustrativa na TNT Sports

É agora que a história é escrita! Assista a TODOS os jogos do mata-mata da Champions League AO VIVO!

ASSINE JÁ
Blogs

Entenda como a NBA vai retornar em julho

Todos os 22 times que ainda foram considerados vivos na temporada vão ficar concentrados na Disney, em Orlando, para terminar um campeonato que prometia demais

A NBA vai morar na Disney por cerca de 90 dias
A NBA vai morar na Disney por cerca de 90 dias (bleachernation.com)

Por Vitor Sérgio Rodrigues

A maior liga de basquete do mundo vai ter sua definição nesta temporada 2019-20. A NBA anunciou que será retomada no dia 31 de julho, num estilo parecido com uma Copa do Mundo de Futebol: todos os times concentrados num mesmo local, jogando de forma seguida, até a definição do campeão, previsto para o início de outubro. É a estratégia achada pela liga para retomar a competição em meio à pandemia de Coronavírus.

A NBA anunciou que vai levar 22 times para o complexo da Disney, em Orlando, após massivos testes em todos os envolvidos, para retomar a temporada regular. Todas as equipes ficarão concentradas no local até serem eliminadas, numa rotina que pode exigir quase 90 dias dos dois times finalistas. Dentro do complexo turístico os times ficariam hospedados, treinariam e jogariam, em quadras construídas para este fim. As partidas, claro, serão com portões fechados.

Para chegar aos 22 times, no entendo, a NBA utilizou alguns critérios bem confusos (que foram aprovados por 29 a 1 na votação com os donos das equipes – apenas o Portland Trailblazers votou contra. Dos 30 times, apenas o Golden State Warriors estava eliminado dos playoffs. Todos os outros tinham chance de se classificar, ainda que alguns com remotíssimas possibilidades. A decisão foi observar todos os times que estavam até seis vitórias atrás do oitavo colocado de cada conferência. Foram os casos do Washington Wizards no Leste e de Phoneix Suns, San Antonio Spurs, Sacramento Kings, New Orleans Pelicans e o Portland no Oeste.

Quando o campeonato recomeçar, todos esses seis times “repescados” mais os 16 times que estariam classificados para os playoffs vão jogar oito partidas que valeriam como o fim da temporada regular. Após essas oito partidas (que estão sendo usadas também para as equipes pegarem ritmo antes do mata-mata), vão somar a campanha da parte pré-paralisação com os resultados nesses oito jogos. Os sete melhores aproveitamentos de cada conferência estarão nos playoffs.

O oitavo colocado de cada conferência (que normalmente se classifica diretamente para o mata-mata) ainda poderá perder sua vaga, já que pode precisar disputar um playoffs com o nono colocado. Isso aconteceria se o nono lugar estiver até, no máximo, quatro vitórias atrás do oitavo. Aí seriam disputados até dois jogos, sendo que o oitavo colocado só precisa ganhar um deles.

Na prática, isso deve ter pouquíssimo efeito, já que no Oeste os sete primeiros não podem perder suas vagas mesmo se forem derrotados nas oito partidas da retomada. Apenas o Memphis Grizzlies corre esse risco (tem 32 vitórias e 33 derrotas), enquanto o melhor colocado, o Portland, tem 29 vitórias. No Leste, o sétimo Brooklyn Nets e o oitavo Orlando Magic têm 30 vitórias, enquanto o Wizards tem 24 vitórias, tendo ficado no limite do corte de seis vitórias para o oitavo. Depois dois oito classificados de cada conferência definidos, começariam os playoffs normalmente, primeiro contra oitavo e assim por diante, em sete jogos.

O curioso é que esses oito jogos não serão considerados para uma série de coisas. Os líderes estatísticos, por exemplo, serão considerados com os jogos realizados antes da pandemia. A loteria do draft, o processo de escolha dos melhores jogadores do basquete universitário entre os times que não foram para os playoffs, também não levará em conta os oito jogos extras. Mas a definição das escolhas no draft para os 16 times que forem aos playoffs vai considerar a campanha com os oito jogos...

A pandemia de Coronavírus modificou a normalidade do mundo, inclusive das grandes ligas esportivas. A NBA não fugiu disso e precisou fazer adaptações para ter sua temporada, que era promissora demais pensando nos playoffs, finalizada. Mesmo que seja um pouco complicado explicar.

Mais Vistas