Imagem ilustrativa na TNT Sports

Assista a jogaços exclusivos do Paulistão e a TODOS os jogos da Champions League AO VIVO!

ASSINE JÁ
Blogs

Pênalti da formiguinha

Lance entre Barcelona X Atlético Madrid relembra polêmica antiga.

Por Péricles Bassols

Abaixo seguem duas análises:
A primeira é uma sequência de fotos com explicações em inglês e conclui o lance como não faltoso, insinuando que o jogador tropeça nele mesmo sem motivo... um desserviço ao futebol. Já no vídeo, temos uma narração em espanhol relatando com precisão o fato.

Análise que sugere que não houve a falta/LaligaTV
Análise que sugere que não houve a falta/LaligaTV
Análise que sugere que ele tropeçou nele mesmo sem motivo/LaLigaTV
Análise que sugere que ele tropeçou nele mesmo sem motivo/LaLigaTV


Em 2009 o grande Carlos Eugênio Simon marcou erroneamente - pois o contato foi fora da área- um pênalti no clássico Ceará X Fortaleza, pelo campeonato local, gerando muita polêmica e desconfiança. Apelidaram o lance de "pênalti da formiguinha" com a justificativa de que, como ninguém conseguia ver o contato, somente uma pequenina formiga poderia ter derrubado o jogador do Ceará naquele clássico.
O futebol profissional tem algumas características que passam um pouco despercebidas do público e até da crítica em muitas oportunidades. O que estou tentando aqui é colocá-las em perspectiva para observar o fato compreendendo a dinâmica do futebol, o que inclui a parte física e cinética dos jogadores, já que estamos falando de pessoas em constante movimento:
1- É muito raro um jogador profissional tropeçar em si mesmo na mecânica de corrida, se não tiver sido tocado.
2 - pequenos toques no pé que não está no chão, na corrida, geram "trança pé" ou desequilíbrio. Em velocidade, qualquer mudança no centro de gravidade da pessoa que corre gera impacto. No futebol esse impacto pode ser visto de várias maneiras: queda; perda de velocidade; perda do controle da bola e etc.
3- mesmo que o toque seja sem querer- o que eu duvido- todo defensor que ficou para trás em relação a um atacante deve ter cuidado ao cruzar este por trás. Futebol é também um esporte que, através de passes, abertura e ocupação de espaços, se conquista território em relação ao gol - objetivo maior. Sendo assim, quando um defensor é vencido nesta trama, ele deve ter cuidado para não causar impacto faltoso no atacante.
Acredite: jogadores profissionais praticam futebol e conhecem muito bem todas as possibilidades que podem explorar em um campo de jogo. Sendo assim, eles sabem tudo o que é possível fazer para atrasar um adversário e eles até treinam para isso...É uma espécie de “pós doutorado”. Cruzar por trás um adversário ou deixar o joelho levantando as mãos como quem diz: "Olha, não estou fazendo nada! Ele que tropeçou em mim!" pode parecer casual, mas não é.
Simon foi criticado e condenado por grande parte da mídia a época, numa realidade que todos os árbitros conviveram em algum momento da carreira.
Sim! É um lance muito polêmico e o fato é que dificilmente vemos esse toque em campo, nós o sentimos!! As vezes vemos o final do "trança pé"; as vezes ouvimos o barulho do joelho na chuteira. É ai que entra conhecer futebol e entender o jogo. Por que um jogador que já ganhou vantagem espacial entre seus adversários e o gol vai cair sozinho? Por que não vai chutar ou cruzar?
Aos que permanecem descrentes- o que é um direito- sugiro um exercício depois da pandemia:
Chamem um amigo e procurem um campo para simular este toque na chuteira enquanto um de vocês corre em velocidade.
Sustentar esta polêmica hoje, com a ferramenta do VAR e com a possibilidade de achar esse toque por vários ângulos e usando slow motion, é apenas apreço pelo caos e necessidade de flertar com a teoria da conspiração.

Mais Vistas