Imagem ilustrativa na TNT Sports

É agora que a história é escrita! Assista a TODOS os jogos do mata-mata da Champions League AO VIVO!

ASSINE JÁ
Futebol Brasileiro

Fluminense aciona TJD contra retorno no Campeonato Carioca

Clube pede para jogar nos dias 01 e 04 de julho e se recusa a entrar em campo nos dias 22 e 25 de junho.

Fluminense aciona justiça contra volta do Carioca
Fluminense aciona justiça contra volta do Carioca - Lucas Merçon (Lucas Merçon / Fluminense FC)

Por Aline Nastari

Em Arbitral entre Federação de Futebol do Rio de Janeiro e maioria dos clubes na última terça-feira (16) ficou definido o retorno imediato do Campeonato Carioca. Desde o início, Fluminense e Botafogo se posicionaram contra a volta da competição e deixaram claro que procurariam caminhos judiciais. Nesta quinta-feira (18), o Tricolor carioca cumpriu o prometido e entrou com uma liminar no Tribunal de Justiça Desportiva pedindo para jogar nos dias 1 e 4 de julho. O clube deixa claro que não entrará em campo nas datas estipuladas pela FERJ: 22 e 25 de junho.

Após a reunião do Conselho Arbitral o presidente do Fluminense, Mário Bittencourt, deixou claro que tomaria as medidas judiciais.

“Não resta outra alternativa ao clube senão buscar as medidas na justiça desportiva para fazer valer o que é certo, ou seja, remarcar a data de nossos jogos para julho. Seguimos no estado de calamidade pública e faremos valer nosso direito de somente entrar em campo quando tivermos o devido tempo de preparação física para garantir as melhores condições aos atletas e a devida segurança sanitária. O futebol ocupa um espaço muito importante na vida das pessoas. Mas os interesses ainda não muito bem esclarecidos de dirigentes não podem fazer com que ele se converta em risco à saúde e à própria vida das pessoas”, disse o presidente do Fluminense.

O clube ressalta que necessita de mais tempo para a preparação dos atletas que retornarão aos treinos nesta sexta-feita (19) com objetivo de evitar lesões. Além disso, o Fluminense acredita que esse seria um tempo necessário para maior redução dos números da pandemia.

Caso a equipe não entre em campo ela corre risco de levar W.O. O prefeito Marcelo Crivella em reunião na última quarta-feira (17) pediu para que Botafogo e Fluminense não fossem punidos e que fosse respeitado o fato dos clubes não se sentirem prontos para jogar. Porém, segundo o regulamento geral de competições da Ferj em 2020, o não comparecimento poderá ser considerado abandono de torneio.

Sabe tudo de futebol e quer provar que é um dos maiores torcedores do seu time? Clique aqui e baixe agora o Fanáticos! É grátis!

"Artigo 9º, parágrafo 2º : A associação que pelo descumprimento do disposto no caput, desistir ou abandonar o campeonato estadual da categoria de profissionais será penalizada com multa e rebaixamento para a categoria, divisão ou série imediatamente inferior, no ano seguinte, em se tratando das Séries A e B, ou ficará impedida de participar no ano seguinte, em se tratando de associações da Série C. Os casos de descumprimento referente às categorias de não profissionais ensejará apenas a aplicação de multa".

Em nota o clube confirmou a ação:

O Fluminense Football Club entrou com uma ação no Tribunal de Justiça Desportiva do Rio de Janeiro (TJD-RJ) pleiteando voltar a jogar apenas no mês de julho. A intenção é que seus jogadores tenham o mínimo de tempo para se condicionarem fisicamente, evitando possíveis lesões, naturais em um retorno após tanto tempo sem atividades em campo, e que neste tempo até julho ainda ocorra um controle maior da pandemia.

Washington Coração Valente faz coro na campanha para Thiago Silva voltar ao Fluminense

Mais Vistas