Imagem ilustrativa na TNT Sports

É agora que a história é escrita! Assista a TODOS os jogos do mata-mata da Champions League AO VIVO!

ASSINE JÁ
Blogs

Superdesliga: Torneio de tiro curto acaba com 12 grandes rebaixados

Super Liga foi uma quartelada do cartel que tentou se formar e foi deformado pela ganância e pela reação de quem manda e náo desmanda: o torcedor de arquibancada e o do gramado. Mas fica o toque para Uefa e todas as confederações: vamos conversar melhor? Abrir mais o jogo? 

Por Mauro Beting

Florentino Pérez, presidente do Real Madrid, da Super Liga e, para alguns cada vez menos presentes, também da Liga da Justiça, em entrevista na TV espanhola: "O futebol tem que evoluir".

Mas não mudar tudo e tirar da reta quem pode e sonha crescer.

"O futebol é o único esporte que é global". Mas não o transforme numa aldeia. Ou numa penthouse.

"Uefa teria que ser mais transparente". Palmas. Irretocável. Como a Conmebol. Fifa. CBF. Federações estaduais. Clubes. Mídias. Daí criar uma liga pirata com outros seres sombrios...

"Uefa é monopólio. E não pode ameaçar os clubes". Bingo! Como a Super Liga entrou em campo na meia-noite de uma segunda-feira prometendo começar tudo já em agosto. Não como um monopólio. Mas como um cartel. E sem dar a menor pelota à torcida.

"Champions é atrativa só a partir das quartas-de-final". É? Em que planeta? O presidente do clube que conquistou 13 Champions acho que deveria saber muito mais do que o mundo.

"Vamos morrer do jeito que está o dinheiro e a audiência se não mudarmos até 2024". Morrer? Todos? Ou viver com menos? Que precisa mudar, pode ser já na próxima temporada. Melhor. Mas "morrer"? Não é melhor fazer como disse Rummenigge, do Bayern? Não é melhor economizar e rever os gastos?

"A Super Liga veio pra salvar o futebol. Não para salvar os ricos". Próxima.

"Esta é talvez a única forma de salvar o futebol". Então já estamos mesmo mortos.

"A vida muda. Vem gerações novas. Precisamos dar resposta a essa gente". Isso vale para anteontem. Mesmo sem pandemia. E mesmo para o futebol. E a resposta foi dada por torcedores, treinadores e atletas dos próprios clubes envolvidos.

"Cada vez é menor o interesse do futebol na juventude". Isso é fato. E-sports já invadem o campo de jogo. E não só eles. E não apenas agora.

"Me dá pena o que está está acontecendo com o futebol". E dá asco o que a Super Liga pretende. E se tem 350 milhões para dar agora para cada um dos 12 clubes fundadores, que venha a proposta à mesa da UEFA.

"Os clubes da Super Liga vão gastar apenas 55% das receitas com os salários". Ótimo. Tentem se acertar para fazer isso desde agora. Sem a Super Liga.

"Temos que ser solidários com os patrocinadores". Que tal, então, com os torcedores?

"Faço um trabalho pedagógico para pedir transparência". E também demagógico.

"A Uefa tem que entender que o futebol mudou na Europa". A Super Liga, tanto quanto.

"Nós queremos ser donos dos nossos destinos. Com solidariedade". Já são. E de que jeito sem jeito.

"Toda vez que se quer fazer algo se fala de ricos e pobres". Até quando não se faz nada.

"Os grandes geram dinheiro. Se continuar assim não teremos dinheiro para distribuir". Não se discute. Mas o caminho é esse?

"O mundo precisa mudar constantemente". Para que as coisas permaneçam sempre do mesmo jeito, como já ensinou Tomasi di Lampedusa.

Mais Vistas