Imagem ilustrativa na TNT Sports

É agora que a história é escrita! Assista a TODOS os jogos do mata-mata da Champions League AO VIVO!

ASSINE JÁ
Futebol Brasileiro

Nene ou Vovô? Artilheiro do Fluminense em 2020, meia completa um ano no clube

Às vésperas de completar 39 anos de idade, o camisa 77 vem criando forte ligação com a torcida nesses 12 meses como jogador do Tricolor; listamos cinco motivos dessa relação

Nene comemora com beijo para a torcida após gol de calcanhar sobre o Flamengo
Nene comemora com beijo para a torcida após gol de calcanhar sobre o Flamengo - Lucas Mercon (Lucas Merçon / Fluminense FC)

Por Aline Nastari e Bruno Coutinho

15 de julho pode ser a data do primeiro grande título de Nene pelo Fluminense. E é exatamente o dia em que o meia chegou ao clube, há um ano. De cara, o questionamento da idade, 37 anos na ocasião, hoje 38, e em 4 dias 39. Quase um quarentão, o que o rendeu o apelido 'Vovô' diante de um elenco com alguns jogadores tão jovens. Em campo, as atuações são dignas de um garoto, combinam mais mesmo com “Nene”. Nesta temporada, são 9 gols em 17 jogos, artilheiro da equipe e peça fundamental para o time de Odair Hellmann.

É uma honra comemorar essa data com a camisa do Fluminense.

"Espero que seja apenas o início de uma história muito bonita aqui. Tenho um carinho grande pelo clube e pela torcida, que me receberam muito bem. Quero retribuir a confiança que depositam em mim dentro de campo, como tenho feito. Estou feliz no Flu e está sendo um capítulo muito gratificante da minha carreira", comemorou.

Após gol de calcanhar sobre o Flamengo, Nene comemora com a torcida tricolor | Foto: Lucas Merçon / Fluminense
Após gol de calcanhar sobre o Flamengo, Nene comemora com a torcida tricolor | Foto: Lucas Merçon / Fluminense

O tradicional apelido, curiosamente, tem significado exatamente oposto ao atual.

Falavam que eu chorava muito de falta

“Isso é de moleque, era o menor do meu time e meus amigos falavam que eu chorava muito de falta, até hoje eu sou assim. Eu não gostei aí pegou. Depois eu até gostei”, contou Nene após jogo contra o Flamengo na Taça Guanabara.

Sabe tudo de futebol e quer provar que é um dos maiores torcedores do seu time? Clique aqui e baixe agora o Fanáticos! É grátis!

Um ano se passou e a impressão é de uma identificação cada vez maior com o torcedor. O jeito descontraído, o papo resenha, a competitividade em campo e os gols marcantes são algumas peças fundamentais dessa relação, que a equipe do Esporte Interativo listou com cinco motivos que ilustram a forte relação que vem sendo criada entre o jogador e a torcida tricolor.

Golaços contra rivais

Desde que chegou ao Fluminense Nene marcou 12 gols, 3 em 2020 e 9 neste ano. Desses, os dois mais bonitos são justamente contra dois rivais: o gol de calcanhar contra o Flamengo e um chute de primeira no ângulo contra o Botafogo, ambos na Taça Guanabara. Gols que geraram comoção nas redes sociais, um deles virou até música, outro ganhou até campanha para concorrer ao Puskas, os dois fundamentais para estreitar os laços com os tricolores.

No clássico com o Flamengo, pela Taça Guanabara, Nene marca golaço de calcanhar

Rendimento do time com Nene

Desde que chegou, há um ano, o Fluminense só venceu um jogo quando ele não foi titular. Empatou duas vezes e perdeu três. No ano passado, depois de um começo ruim no Brasileiro, a equipe evoluiu com Nene. Nesta temporada, as piores atuações dos comandados de Odair Hellmann aconteceram quando ele não conseguiu jogar porque estava marcado ou não estava bem, como na eliminação para o Unión La Calera na Copa Sul-Americana e na derrota para o Figueirense pela Copa do Brasil. Na mesma competição, no duelo com o Botafogo-PB, pela segunda fase do torneio, o meia marcou e ajudou o Tricolor a avançar para a fase seguinte. Há quem defenda inclusive que o time das Laranjeiras sofre de uma “Nene dependência”.

Gilberto e Nene marcam, Fluminense vence o Botafogo-PB e se classifica na Copa do Brasil

Competitividade

Nene é o típico jogador que não gosta de perder. Quer ganhar até no rachão, um exemplo foi a primeira coletiva de Fred em que o atacante fez questão de destacar que tinha vencido o time do meia no treino. Outro exemplo recente é a final da Taça Rio, o jogador recebeu a medalha e foi direto para o vestiário, sequer ficou em campo para comemorar. Depois postou uma foto nas suas redes sociais com a legenda: primeira batalha vencida, faltam mais duas agora.

Nos pênaltis, Fluminense levou a melhor sobre o Flamengo após o 1 a 1 no tempo normal

Jogador resenha

Em uma pequena entrevista com o jogador ele certamente vai soltar um “cê é louco”, ou uma risada característica e ou ainda alguma piada. Algumas evidências estão nas brincadeiras com o presidente, chamando-o de “Mário Bitcoin”, ou com os companheiros de grupo, como fez com Miguel, chamando-o de netinho quando o menino falou em rede nacional que ele era o vovô do grupo. Aliás, o bom relacionamento com a garotada é mais uma característica do jogador.

No Fora de Jogo, Nene fala de marimbondo assassino, Mário Bitcoin, recado pro Tite, Filó da 'A Praça é Nossa', grupo de risco na quarentena...

Aplicação física

Apesar da idade, o jogador demonstra grande cuidado com o condicionamento e em campo é exemplo de entrega até para os mais novos. Como referência, o jogo da final da Taça Rio, quando o time se desgastou fisicamente pela estratégia tática proposta por Odair, mas o Vovô, ou melhor, Nene, não precisou ser substituído em um contexto de poucos treinos antes do retorno pós paralisação do futebol e volta após ter sido contaminado pelo vírus da Covid-19.

Nene posta mensagem agradecendo pela cura do novo coronavírus. Crédito: Instagram / Nene
Nene postou mensagem agradecendo, após cura e retorno aos treinos. Crédito: Instagram / Nene

Para selar essa história recente de um ano, falta um título relevante, que pode chegar justamente na data em que completa os seus primeiros 12 meses vestindo a camisa do Fluminense. O título do Campeonato Carioca seria o presente ideal para uma semana com tantas comemorações, além do motivo já citado, seria um presente de aniversário ao jogador que em 4 dias, no próximo domingo (19) completa 39 anos de idade, e também para o torcedor, já que no próximo dia 21 o Tricolor comemora 118 anos do clube.

Mais Vistas