Imagem ilustrativa na TNT Sports

Assista a jogaços exclusivos do Paulistão e a TODOS os jogos da Champions League AO VIVO!

ASSINE JÁ
Futebol Brasileiro

Flamengo divulga resultado de novos testes e retoma avaliações no Ninho do Urubu

Atletas, funcionários e integrantes da comissão técnica testaram negativo e clube prepara volta aos treinamentos

Jogadores do Flamengo passam por avaliações no Ninho do Urubu
Jogadores do Flamengo passam por avaliações no Ninho do Urubu (Foto: Alexandre Vidal / Flamengo)

Por Monique Danello

O Flamengo divulgou na manhã desta terça-feira (19) uma nota oficial informando o resultado dos exames realizados na última segunda-feira (18). Todos os atletas, funcionários e integrantes da comissão técnica submetidos ao procedimento no Ninho do Urubu testaram negativo para a Covid-19.

Com os resultados em mãos, o clube caminha para reinicar os treinamentos, seguindo os passos de Internacional e Grêmio. Hoje pela manhã, o elenco retomou a programação no CT e passou por novas avaliações físicas. Os testes aconteceram no campo, com o grupo dividido, respeitando todos os protocolos rígidos de segurança.

"Essa preparação já vem sendo feita há um tempo, a gente vem estudando da melhor maneira possível esse retorno. Isso já começou há 14 dias, a gente começou testanto todos os atletas, familiares, profissionais que estariam envolvidos nesse retorno, comissão técnica, para que a gente tivesse segurança. Primeiro, sabendo que tem um alto índice de positividade assintomática, nessa faixa etária de jogadores, familiares e comissão técnica, e realmente isso foi confirmado na primeira testagem. Essa que é a conduta correta para que a gente possa isolar os positivos assintomáticos, que são um perigo, são as pessoas com nenhum tipo de sintoma. Aqui no CT, iniciamos a conduta de acompanhamento diário e uma nova testagem para ter essa confirmação. O Flamengo, desde o início, tem a preocupação com a saúde dos atletas e das pessoas envolvidas no trabalho", explicou Márcio Tannure, chefe do departamento médico rubro-negro, em entrevista aos canais oficiais do clube.

As primeiras avaliações feitas pelo departamento médico foram nutricionais, para entender como os jogadores retornaram, depois de mais de 60 dias, em termos de massa muscular, peso e percentual de gordura. Durante esse período, o elenco recebeu orientações, através de uma cartilha, e também contou com acompanhamento diário de profissionais do clube.

Para esse retorno, atletas e profissionais do clube estão seguindo uma série de recomendações, além da prática de higienização, uso de luvas, álcool em gel e a obrigatoriedade de manter a distância mínima. Cada jogador tem a sua suplementação e hidratação com recipientes específicos e customizados. Depois do período de uso das instalações, uma empresa autorizada fará toda a desinfecção do CT diariamente. As refeições no Ninho do Urubu estão suspenas e refeitório e cozinha fechados.

Sabe tudo de futebol e quer provar que é um dos maiores torcedores do seu time? Clique aqui e baixe agora o Fanáticos! É grátis!

Em relação à programação de treinamentos, nesse retorno o time será separado em grupos, em horários diferentes, sem contato entre eles e cada um vai trabalhar em campo diferente. Cada grupo terá uma comissão técnica específica, com fisioterapeuta, preparador físico e um assitente técnico. Essa comissão vai acompanhar esse grupo e não terá contato com os demais profissionais.

"No futuro, se em algum desses pequenos grupos eu tiver algum profisional ou jogador infectado, consigo isolar apenas o grupo sem parar os outros. Essa é uma das nossas preocupações nesse início, até que a gente consiga ter uma quantidade de pacientes com uma memória imunológica. A gente já tem aqui de 20 a 30% dos nossos atletas nessa condição, a gente espera que chegue nesse nível no mínimo 60%, que já tem essa cicatriz imunológica, que passaram pela doença e, teoricamente, já não são mais infectantes contaminantes, que não tem mais esse risco de contágio, o que nos dá uma segurança ainda maior para treinarem em grupos maiores. É assim que a gente vai evoluindo, de uma maneira sensata, sempre seguindo a parte médica e a avaliação laboratorial. Só isso que vai nos dando segurança, aumentando os grupos, até estarem todos treinando normalmente, que é o que a gente espera", explicou Márcio Tannure.

Mais cedo, em registro na sua conta pessoal do Instagram, o atacante Gabigol mostrou que estava no carro, a caminho do Ninho do Urubu, usando a legenda: "Treinar, né".

Em nota, o Flamengo reforça "que segue o protocolo acordado com a FERJ (Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro) e realiza todos os procedimentos seguindo as medidas de higiene e distanciamento".

Mais Vistas