Imagem ilustrativa na TNT Sports

É agora que a história é escrita! Assista a TODOS os jogos do mata-mata da Champions League AO VIVO!

ASSINE JÁ
Futebol Brasileiro

'Meu 9 veste a 10': Luiz Adriano completa um ano como jogador do Palmeiras

Em 30 de julho de 2019, o atacante era anunciado pelo clube Alviverde e recebia a camisa 10 pela primeira vez na carreira; relembramos momentos desses 12 primeiros meses

Luiz Adriano apresentado no Palmeiras
Luiz Adriano apresentado no Palmeiras (Foto: Cesar Greco/Palmeiras)

Por Bruno Coutinho e Rodrigo Fragoso

"Grata surpresa", definiriam os torcedores sobre a chegada de Luiz Adriano. O atacante foi contratado há um ano em uma negociação muito rápida e sem vazamentos na imprensa até a assinatura do contrato. Não só a notícia de sua contratação era inesperada, mas também o modelo praticado: Luiz Adriano abriu mão de receber valores do Spartak Moscou, seu clube na época, para ser liberado gratuitamente.

De lá para cá, 12 meses se passaram e o camisa 10 do Palmeiras assumiu a condição de camisa 9 sem contestações, se tornando titular absoluto da equipe desde a sua estreia. Entre curiosidades, gols e marcas que já entraram para história do clube, a reportagem do Esporte Interativo relembra nove fatos marcantes do camisa 10 alviverde nesse primeiro ano vestindo a camisa verde e branca.

1 - Solução para a posição do camisa 9, Luiz Adriano recebe a camisa 10 do Palmeiras.

Luiz Adriano fala sobre vestir a camisa 10 do Palmeiras
Luiz Adriano fala sobre vestir a camisa 10 do Palmeiras

A camisa 9 já tinha dono, embora fosse muito contestado. O atacante colombiano Miguel Borja nem mesmo era titular, mas usava o número. No entanto, a camisa 10 estava sem dono desde a saída do meio-campista Moisés, que partiu para o Shandong Luneng, da China.

A contratação do jogador foi tão celebrada pelo torcedor que o clube não hesitou em oferecer a camisa 10 ao atleta, que foi contratado com credenciais europeias, passagens pela Seleção Brasileira e recordes na carreira.

2 - Apresentação com as palavras do diretor de futebol, Alexandre Mattos, lembrando do recorde de gols em um mesmo jogo que carrega ao lado de Messi.

(Trecho a partir de 00'10'' até 00'36'')

Como falar de Messi em uma apresentação de um atleta brasileiro no Brasil? Quando Luiz Adriano é o nome, fica fácil. Em 2014, o atacante entrou para a história do Shakhtar Donetsk, da Ucrânia, e da Champions League numa mesma partida. Claro que o diretor de futebol Alexandre Mattos, responsável pela sua contratação, não perderia a chance de lembrar o feito.

O jogador marcou cinco gols na vitória sobre o Bate Borisov por 7 a 0, ainda na fase de grupos da competição europeia, igualando o recorde de gols de Messi em uma só partida da Champions. Além disso, Luiz Adriano alcançou a marca de 117 gols pelo clube e se tornou o maior artilheiro da história do Shakhtar, ultrapassando Andriy Vorobei, que acumulava 114.

3 - Gol de letra no primeiro treino com o grupo!

DE LETRA! Em primeiro treino com o grupo, Luiz Adriano marca belo gol no Palmeiras

Sabe aquela história do cartão de visitas? Luiz Adriano fez questão de deixar o dele logo no primeiro treino com o grupo. A carreira repleta de gols já era uma boa referência para os companheiros e a torcida, mas essa finalização de letra direto para as redes fez com que até o mais desconfiado torcedor se empolgasse com o que estava por vir.

4 - Gafe no dia do 1º gol: feliz de marcar pela primeira vez com a camisa do Flamengo.

Após primeiro gol com a camisa do Palmeiras, Luiz Adriano comete gafe e cita Flamengo

Luiz Adriano foi marcar seu primeiro gol pelo Palmeiras diante do Grêmio, na partida de volta das quartas de final da Copa Libertadores da América. Cria do Internacional, o jogador nunca escondeu seu time do coração e a alegria do primeiro gol acabou sendo ofuscada por uma inesperada eliminação em casa, de virada, para o rival Grêmio.

Apesar do triste momento para o Palmeiras e também para Luiz Adriano, o atacante foi para a sala de entrevistas do Pacaembu após a derrota para conversar com os jornalistas. O abalo pelo resultado, visível em seu rosto, acabou aparecendo também na confusão em uma das respostas, quando o jogador foi dizer que estava contente pelo primeiro gol pelo Palmeiras, mas acabou dizendo que era o primeiro com a camisa do Flamengo.

5 - Hat-trick no Allianz Parque contra o Fluminense.

Hat-trick contra o Fluminense! Diante do Tricolor carioca, Luiz Adriano marca três vezes

Barba, cabelo e bigode? Pode ser. Mas também é possível falar que Luiz Adriano fez de joelho, de pé esquerdo e de cabeça. Contra o Fluminense, em partida válida pela 16ª rodada do Brasileirão, o atacante garantiu a festa do torcedor alviverde e marcou os gols da vitória por 3 a 0.

O atacante quebrou o jejum de mais de um ano e quatro meses sem um jogador palmeirense marcar três gols em uma só partida. O último havia sido Miguel Borja, em maio de 2018, na vitória sobre o Junior Barranquilla, pela última rodada da fase de grupos da Copa Libertadores da América daquela temporada.

6 - Depois de marcar 3x contra o Flu e 2x contra o CSA, lesão muscular preocupa torcedor e o tira de seis rodadas do Brasileirão.

Em duelo válido pelo Brasileirão, diante do Santos, Luiz Adriano sente e pede para ser substituído

Era unanimidade: Luiz Adriano precisa estar na referência de ataque do Palmeiras, seja qual for o esquema utilizado pelo treinador da equipe. O jogador havia marcado três gols contra o Fluminense, dois gols contra o CSA, um contra o Grêmio e encararia seu primeiro clássico com a camisa do clube, gerando muita expectativa no torcedor. Mas a participação do atacante durou pouco no confronto.

Em duelo com o Santos, na Vila Belmiro, válido pela 24ª rodada do Campeonato Brasileiro, Luiz Adriano entrava em campo pela 11ª vez com a camisa do Palmeiras, tendo marcado já seis gols. A participação naquela partida duraria apenas 25 minutos, já que uma lesão muscular o fez deixar o gramado e preocupar o torcedor palmeirense. Naquela ocasião, o time perdeu uma invencibilidade de sete partidas.

7 - 2020 chega e Luiz Adriano é o único centroavante de ofício no elenco.

A contratação de Luiz Adriano aconteceu depois da torcida do Palmeiras criticar os centroavantes disponíveis no elenco para o técnico Luiz Felipe Scolari. Deyverson e Borja revezavam titularidade e críticas, sendo raros os elogios para aquele que estava em campo. Arthur Cabral não recebeu muitas oportunidades e Henrique Dourado passou a maior parte de seu contrato de empréstimo se recuperando de lesão.

Com a chegada da temporada 2020, o Palmeiras foi liberando os centroavantes de ofício. Deyverson foi emprestado ao Getafe, da Espanha, enquanto Borja foi atuar pelo Junior Barranquilla, também por empréstimo, assim como Arthur Cabral chegou ao Basel, da Suíça. Henrique Dourado não teve seu contrato renovado e, portanto, somente Luiz Adriano permaneceu no elenco com a missão de brilhar na posição.

8 - Hat-trick na Copa Libertadores da América, contra o Guaraní, do Paraguai.

Debe activar el uso de Cookies Sociales para ver el contenido.

Como se não bastasse fazer um hat-trick no seu sexto jogo com a camisa do Palmeiras, contra o Fluminense, pelo Campeonato Brasileiro, Luiz Adriano quis bater a marca uma vez, mais. Porém, dessa vez o atacante optou por uma competição internacional.

Na segunda rodada da Copa Libertadores da América 2020, o centroavante tratou de marcar os três gols da vitória sobre o Guaraní, do Paraguai, por 3 a 1. Mais uma vez, o primeiro gol foi com o joelho, enquanto os outros dois foram de perna direita. Esse foi apenas o terceiro hat-trick da história do Palmeiras em uma Copa Libertadores da América. Lopes, no empate por 3 a 3 contra o Cruzeiro em 2001, e Borja, na vitória por 3 a 1 sobre o Junior Barranquilla em 2018.

9 - Média de quase um gol a cada dois jogos.

Nesse um ano de clube (bem diferente por conta da pandemia), foram 28 jogos e 13 gols marcados. Luiz Adriano tem média próxima a um gol para cada dois jogos disputados. Dependendo da evolução dos números, o atacante pode buscar estatísticas parecidas àquelas apresentadas quando atuava no Shakhtar Donetsk, onde marcou história e conseguiu convocações para a Seleção Brasileira.

Mais Vistas