Imagem ilustrativa na TNT Sports

É agora que a história é escrita! Assista a TODOS os jogos do mata-mata da Champions League AO VIVO!

ASSINE JÁ
Melhor Futebol do Mundo

Da base do Taubaté para sonho com Seleção e dicas de CR7: este é Lucas Rosa, da Juve

Em entrevista exclusiva ao Esporte Interativo, o jogador do time sub-23 da Juventus revela como a sua formação na base foi importante para desenvolver-se na Europa 

Lucas Rosa chegou à Juventus em 2018
Lucas Rosa chegou à Juventus em 2018 - Getty Images (Getty Images)

Por Ana Paula Cerveira

A base é um passo importante para todo o jogador que almeja uma carreira no mundo futebolístico. Para Lucas Rosa, de apenas 20 anos, o futebol de base o levou à Itália, lugar onde o jogador encontrou o elenco Sub-23 da Juventus e, não só isso, pôde receber dicas de um dos maiores ídolos do futebol mundial e seu próprio: Cristiano Ronaldo.

Nos treinos com o time principal, ele (CR7) sempre foi muito acolhedor. Ele falava comigo, me dava dicas, algumas vezes já até me chamou pra ficar chutando bola no fim do treino com ele. Acho que é muito legal por eu ter ele como exemplo e uma admiração, porque o nosso jeito de ser é muito parecido no sentido de mentalidade de trabalho, de se esforçar pra conseguir chegar nos objetivos, e sempre fazer 100% e até mais que 100%”, disse, em entrevista exclusiva ao Esporte Interativo.

Recentemente campeão da Copa Itália, Lucas é um dos jogadores com maior número de partidas na temporada. Ao todo, foram 19 jogos, sendo 11 participações como titular. Antes de chegar à Velha Senhora, o atleta conquistou premiações em suas passagens pela seleção brasileira sub-17. Foram elas: a Bricks Cup (Índia, 2016), a Friendly Matches (Uruguai, 2016), a Nike Friendlies (Estados Unidos, 2016) e esteve na preparação para o Campeonato Sul-Americano Sub-17 de 2017, em que, infelizmente, teve uma contusão.

Instagram/Lucas Rosa
Lucas Rosa com CR7 em treino

O “Brazuca” da Juventus - apelido que o próprio Ronaldo lhe dera - explicou qual a importância em representar o seu país e, tão novo, sair vitorioso.

Foi uma experiência incrível. Um orgulho poder representar o Brasil. Eu tive um desenvolvimento profissional tanto pela qualidade dos meus colegas que são Vinicius Jr, Vitão, o Paulinho, que está no Leverkusen, como pela preparação de alto nível da seleção e treinadores. Sempre foi um lugar que aprendi muito.”

Porém, embora some prêmios pelo Brasil, o jogador tem a oportunidade de também defender o brasão italiano, já que possui dupla-cidadania - ele mesmo afirmou já ter recebido sondagens.

Para ele, o futebol em seu país atual é diferente na forma de se impor para com os jogadores. Enquanto no Brasil há uma maior preocupação com a técnica e o “futebol mais bonito”, os europeus (principalmente na Itália) se empenham em desenvolver esquemas táticos dos jogadores. Diferenças que o jogador sente nos treinos e partidas do dia a dia.

O jogador venceu a Copa Bricks pela Seleção em 2016, na Índia
O jogador venceu a Copa Bricks pela Seleção em 2016, na Índia

Aqui na Itália, falando de futebol, é a escola da tática. Eu aprendi muito taticamente, coisa que no Brasil se faz pouco, é mais técnica, futebol bonito. Aqui o futebol é estudado, você tem que saber o que fazer em momentos exatos”, disse.

Do início na base do Taubaté à oportunidade no Palmeiras

Antes de ir à Europa, Lucas Rosa deu os primeiros passos no futebol em uma escolinha do São Paulo em Taubaté. Passou pelas categorias sub-13 e sub-15 do Esporte Clube Taubaté e, na sequência, foi para a base do Palmeiras.

No clube da capital, o jogador atuou nas categorias sub-15 e sub-17. Foram três anos vestindo a camisa do Verdão. Período que, para Lucas, foi essencial pois abriu as portas para o lugar onde está agora.

"Eu aprendi muito, conquistei títulos. Aprendi muito tecnicamente falando. É um clube que foca muito no trabalho técnico, na base, a gente sempre se aprimorava e buscava sempre o melhor. Foram três anos importantes pra mim e também um período que me preparou para a Europa, pra dar o primeiro passo na minha carreira", explicou.

Embora tenha um carinho gigantesco pelo Alviverde, Lucas pretende evoluir no futebol europeu; no entanto, não descarta um dia voltar a vestir a camisa verde e branca de origem também italiana aqui do Brasil.

"Não faço esse tipo de plano agora. Mas o Palmeiras tem um lugar muito especial no meu coração. Foi um lugar que me deu muitas oportunidades, onde eu pude me preparar pra chegar na Europa, que foi e é ainda meu maior objetivo. Mas quem sabe no futuro, se surgir alguma oportunidade, eu posso voltar para o Palmeiras", finaliza.

Michel Bastos revela que quase foi para a Juventus em 2010

Mais Vistas