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Futebol Brasileiro

Com marcas próprias bem-sucedidas e ações inovadoras, Fortaleza e Bahia duelam pelo Nordestão

Clubes se enfrentam neste sábado (24) por uma vaga na final da Copa do Nordeste; Duelo ultrapassa o âmbito esportivo e ganha destaque com ações nas redes sociais

 - Reprodução (Reprodução)
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Por Redação da TNT Sports

Com gestões modernas e ideias promissoras, Fortaleza e Bahia estão se destacando no futebol brasileiro, não apenas com boas iniciativas fora de campo, mas com grandes feitos esportivos. Os projetos não se resumem a um campo específico, mas buscam um engajamento além das quatro linhas, com experiências personalizadas para os torcedores.

Nos uniformes, um confronto interessante, os dois clubes vestem marcas com fornecedores próprios de materiais esportivos. Pelo lado do Tricolor do Pici, a “Leão 1918” assina a camisa do clube. Já pelo lado baiano, a “Esquadrão” produz as armaduras da equipe. No Brasil, o tema ganhou força e cada vez mais agremiações estão entrando neste universo. A região se destaca, mais de 60% dos clubes que jogaram a Copa do Nordeste 2021 possuem marcas próprias.

No início do ano, o Fortaleza lançou um uniforme exclusivo para o Regional, desenhado por Espedito Seleiro, mestre da cultura local, os uniformes dos jogadores de linha foram batizados de Luar, já a versão dos goleiros se chama Sertão.

“O torcedor ama o clube e cria um vínculo com a marca por ser algo próprio, mas é essencial manter a qualidade, são clientes e devemos fazer da forma correta. Além disso, o Fortaleza possui uma liberdade muito maior para montar seu calendário de lançamentos, conseguimos atender as demandas e planejar algo mais imediato quando necessário”, afirma Marcelo Paz, presidente do clube.

A criação das marcas aproximou o torcedor do clube, a identidade com os produtos aumentou e a liberdade de criação abre um leque de opções para a produção de novos modelos de camisas oficiais. A receita parece simples, mas de acordo com Rene Salviano, especialista em marketing esportivo, estratégias econômicas devem ser adotadas para o bom andamento destes projetos.

“As grandes decisões de mudança como estas precisam ser profundamente analisadas em vários fatores, positivos e negativos como: Facilidade de criação de modelos que vão de encontro ao desejo do torcedor, rapidez na produção local e possibilidade de um kit maior de produtos no caso de marcas próprias. Por outro lado, as grandes marcas mundiais podem fornecer um conhecimento de mercado incontestável. Vale o estudo aprofundado para entender o momento de cada time e, principalmente, conhecer os desejos do torcedor”, afirma o fundador da HeatMap.

Além disso, os clubes agitaram a semana com a “Batalha dos Sócios”, desafio entre os torcedores para ver quem consegue a maior adesão de novos sócios-torcedores. As inscrições podem ser feitas nos canais oficiais e pelos sites: http://www.sociofortaleza.com.br e https://www.socioesquadrao.com.br/.


Na temporada passada, os clubes ganharam destaque na mídia com outros lançamentos: o Fortaleza lançou o “App do Leão”, uma opção de entretenimento, com benefícios e experiências para os sócios. Já o Bahia criou o "Sócio Digital”, uma plataforma de streaming para exibir jogos e conteúdos exclusivos do clube.

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