Imagem ilustrativa na TNT Sports

É agora que a história é escrita! Assista a TODOS os jogos do mata-mata da Champions League AO VIVO!

ASSINE JÁ
Melhor Futebol do Mundo

Anvisa e Secretaria de Saúde apuram possível irregularidade em imigração de quatro jogadores da Argentina

Martinez, Buendia, Lo Celso e Romero, que atuam na Premier League, não declararam passagem pelo Reino Unido nos últimos 14 dias, o que infringiria regras sanitárias brasileiras

Dibu Martínez foi titular da Argentina diante da Venezuela
Dibu Martínez foi titular da Argentina diante da Venezuela (Edilzon Gamez/Getty Images)

Por Ludmilla Florencio, Victor Lopes e Dudu Alves

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), ao lado da Secretaria de Saúde de São Paulo, apura neste sábado (04) uma possível irregularidade na imigração de quatro jogadores da seleção argentina no Brasil, para o duelo pelas Eliminatórias Sul-Americanas que acontece neste domingo (05), na Neo Química Arena.

Os atletas Emiliano "Dibu" Martinez, Cristian Romero, Emiliano Buendia e Giovani Lo Celso, que atuam na Premier League, não declararam na imigiração que estiveram no Reino Unido nos últimos 14 dias - o que acarretaria em um período de 14 dias de quarentena, segundo a portaria de número 655, de 23 de junho de 2021, da Casa Civil.

"O viajante que se enquadre no disposto no art. 3º, com origem ou histórico de passagem pelo Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte, pela República da África do Sul e pela República da Índia nos últimos quatorze dias, ao ingressar no território brasileiro, deverá permanecer em quarentena por quatorze dias", diz trecho da portaria da Casa Civil.

Desta forma, os atletas estariam em desacordo com as normas sanitárias em vigor no Brasil. A Anvisa informou que todos os atletas da delegação argentina alegaram não ter passagem pelo Reino Unido nos últimos 14 dias e está averiguando, junto à Secretaria de Saúde de São Paulo, os fatos com a seleção argentina. Uma reunião entre Anvisa, AFA (Confederação de futebol da Argentina), Secretaria de Saúde de SP, com presença também de representantes da Conmebol e CBF, foi realizada às 17h (de Brasília) deste sábado, mas ainda não há mais informações.

"Os jogadores em questão, que chegaram ao Brasil em voo de Caracas (Venezuela) com destino a Guarulhos, declararam não ter passagem por nenhum dos quatro países com restrições nos últimos 14 dias", diz trecho da nota da Anvisa.

Segundo apurou a reportagem da TNT Sports, os quatro jogadores estiveram em jogos da Premier League nos últimos 14 dias. Lo Celso e Romero, que atuam pelo Tottenham, estavam no banco de reservas na partida diante do Watford, no dia 29 de agosto. Dibu Martinez e Buendia, por sua vez, estiveram em campo pelo Aston Villa diante do Brentford no dia anterior - o meia, inclusive, anotou o gol do Villa na partida.

Segundo apuração do jornalista Hernán Castillo, da TNT Sports Argentina, mesmo com a denúncia e a apuração dos fatos pelos órgãos brasileiros, os quatro jogadores estarão à disposição do técnico Lionel Scaloni para a partida.

Confira abaixo a nota oficial da Anvisa sobre o caso:

As regras para entrada de viajantes estão previstas na Portaria Interministerial 655, de 2021. De acordo com a portaria, viajantes que tenham passagem nos últimos 14 dias pelo Reino Unido, África do Sul, Irlanda do Norte e Índia, com algumas exceções (ex. brasileiros), estão impedidos de ingressarem em território nacional. Logo, devem fazer quarentena prévia em outro país antes de ingressar no Brasil.

Para entrada em território nacional, por sua vez, todos os viajantes devem apresentar à companhia aérea, antes do embarque, um teste de RT-PCR feito em até 72 horas. Devem também preencher uma declaração de saúde, onde declaram seu histórico de viagens.

Os jogadores em questão, que chegaram ao Brasil em voo de Caracas (Venezuela) com destino a Guarulhos, declararam não ter passagem por nenhum dos quatro países com restrições nos últimos 14 dias.

Ontem (03/09), porém, notícias não oficiais chegaram à Anvisa dando conta de supostas declarações inverídicas prestadas por tais viajantes.

Cabe ressaltar que informações falsas prestadas às autoridades brasileiras podem constituir infrações sanitárias e infringência às leis penais. Diante disso, a Anvisa notificou o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde Nacional (CIEVS/MS), que coordena a rede CIEVS, responsável pela investigação epidemiológica junto do estado de São Paulo e município de Guarulhos.

Veja abaixo a nota da Secretaria de Saúde de São Paulo:

A Secretaria de Estado da Saúde informa que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), responsável pela vigilância nos aeroportos, permitiu a entrada no Brasil de 4 atletas da Seleção de futebol da Argentina que atuam no Reino Unido. Segundo a Portaria federal n.655 de 23 de junho de 2021, deveriam cumprir quarentena ao chegar ao Brasil por terem passagem na Inglaterra nos últimos 14 dias, considerada área restrita.


Após notificação do órgão federal, a Secretaria de Estado da Saúde iniciou investigação epidemiológica e sanitária e irá reportar todas as informações para que a Anvisa delibere sobre a necessidade de quarentena dos atletas.

Mais Vistas