Imagem ilustrativa na TNT Sports

É agora que a história é escrita! Assista a TODOS os jogos do mata-mata da Champions League AO VIVO!

ASSINE JÁ
Blogs

Será mesmo que Cristiano Ronaldo voltou mal da quarentena?

O atacante da Juventus perdeu pênalti e passou em branco contra o Milan. Foi cornetado como se tivesse feito uma partida péssima. Mas não é isso que um olhar mais detalhado mostra da atuação de Cristiano Ronaldo

Juventus v AC Milan - Coppa Italia: Semi-Final Second Leg
Juventus v AC Milan - Coppa Italia: Semi-Final Second Leg - Valerio Pennicino (2020 Getty Images, Getty Images Europe)

Por Bruno Formiga

A corneta é rápida. Não perdoa. Por vezes é rasa. E injusta.

Há quem diga que Cristiano Ronaldo voltou mal depois da querentena. Fisicamente falando isso não é verdade (e os testes na Juventus mostraram isso). Tecnicamente também não - mesmo que tenha perdido um pênalti e passado em branco no clássico contra o Milan.

A questão é que Cristiano tem sido analisado já algum tempo pela quantidade de vezes em que balança ou não as redes. Fez gol, foi bem. Não fez, foi mal.

Um reducionismo, convenhamos.

Cristiano é uma máquina de fazer gols. Sim. Vive para isso. E desde o Real Madrid se transformou em um atacante mortal com números estratosféricos.

Na Juventus, até pelo modelo de jogo, pelas mudanças, pelos companheiros e pela idade, o cenário se alterou um pouco. A quantidade caiu. A qualidade não.

Vejamos como ele se comportou contra o Milan.

O raio-x do SofaScore mostra que CR ficou mais na faixa central do que o habitual. Com Douglas Costa e Dybala abertos, o camisa 7 funcionou mais como um 9. Um ambiente em que ele não se sente tão confortável.

Cristiano, apesar de funcionar bem como centroavante, precisa sair da área, cair pelos lados (preferencialmente o esquerdo), ter liberdade. Encaixotado ele rende menos.

E foi isso que aconteceu na Copa da Itália.

O Milan soube controlar, negar os espaços. Méritos de um time bem pior que a Juve.

Mesmo assim Cristiano foi o jogador da Juventus que mais finalizou, que mais assustou, que mais teve chances. Além de ter conseguido 100% de acerto em todas as tentativas de drible.

Logo, um olhar mais cuidadoso de quem VIU O JOGO e complementou com o dados deixa claro que Cristiano Ronaldo não foi tão mal assim.

Não foi brilhante, ok. Mas ainda assim o destaque do time.

E lembremos; A temporada agora vai entrar na reta final. Jogos decisivos, jogos grandes e eliminatórios.

Exatamente o cenário que ele mais gosta.

Mais Vistas