Imagem ilustrativa na TNT Sports

Assista a jogaços exclusivos do Paulistão e a TODOS os jogos da Champions League AO VIVO!

ASSINE JÁ
Blogs

Milan derrete e pode terminar sem a vaga na Champions

Após liderar até a 21º rodada, péssima fase do Milan deixa em risco a chance de retornar ao maior torneio de clubes do mundo

Mandzukic chegou e pouco acrescentou para tirar o Milan da draga
Mandzukic chegou e pouco acrescentou para tirar o Milan da draga

Por Vitor Sérgio Rodrigues

Uma derrota acachapante por 3 a 0 para a Lazio fez o Milan sair da zona de classificação da Champions League após passar todo o Campeonato Italiano entre os quatro primeiros e, na maior parte dele, liderando o torneio. Esse momento de desequilíbrio do Rubro-Negro pode colocar em risco a volta ao maior torneio de clubes do mundo após sete temporadas.

Era nítido que o desempenho do Milan no primeiro turno era acima do projetado pelo próprio clube. Foram 11 vitórias e quatro empates até perder a primeira para a rival Juventus. Ibrahimovic vivia uma fase espetacular, com gols e assistência, elevando a eficiência da equipe, líder até a 21ª rodada. Aí o sueco se machucou em dois períodos (inclusive neste momento) e o Milan derreteu. Com a derrota para a Lazio, caiu para quinto lugar, nos critérios de desempate com Napoli e Juventus.

Faltou ao técnico Stefano Pioli achar uma alternativa à ausência de Ibra. Alguns jogadores importantes caíram de produção no segundo turno ou nos jogos recentes, como Kessie, Saelemaekers e Rebic. Assim, com o crescimento de Atalanta, Napoli e agora Lazio, o cenário virou preocupante para o Milan nesta reta final de campeonato.

A Inter de Milão está com a mão na taça, com 79 pontos. A Atalanta assumiu a vice-liderança com 68 pontos. Napoli, Juventus e Milan têm 66 pontos e, neste momento, o Napoli está em terceiro, a Juve em quarto e o Milan caiu para quinto, por causa do saldo de gols (apesar de o primeiro critério de desempate ser confronto direto, mas ainda não está sendo aplicado pois nos jogos entre os três, ainda falta Juventus x Milan ser realizado). A Lazio tem 61 pontos e também quer chegar nessa briga, pois tem um jogo a menos.

A tabela do Milan é bem complicada. Enfrenta, na ordem: Benevento, Juventus, Torino, Cagliari e Atalanta. Três duelos contra times que brigam contra o rebaixamento (Torino – 16º, Cagliari – 17º e Benevento – 18º) e dois confrontos diretíssimos. Será preciso o Rubro-Negro se reorganizar de forma profunda para não ver a temporada de redenção do clube virar uma gigantesca decepção.

Mais Vistas