Imagem ilustrativa na TNT Sports

É agora que a história é escrita! Assista a TODOS os jogos do mata-mata da Champions League AO VIVO!

ASSINE JÁ
Futebol Brasileiro

Polêmicas e rivalidade: relembre o confronto entre Corinthians e Internacional

As equipes se enfrentam nesta noite de sábado (31), pelo fim do primeiro turno do Campeonato Brasileiro

Disputa de Corinthians e Internacional na final da Copa do Brasil de 2009
Disputa de Corinthians e Internacional na final da Copa do Brasil de 2009 - JEFFERSON BERNARDES (2011 AFP)

Por Redação Esporte Interativo

Neste sábado (31), Corinthians e Internacional se enfrentam pela 19ª do Campeonato Brasileiro e fim do primeiro turno. Em momentos distintos nesta temporada, onde o clube do sul busca a liderança e o do sudeste quer evitar a zona de rebaixamento, os dois têm em comum uma história de muita rivalidade e polêmicas.

Em 1976, o Internacional conquistou o Campeonato Brasileiro sobre o Corinthians. Já, em 2009, o Timão ganhou a Copa do Brasil diante do Internacional. No total de confrontos, 78 ao todo, o time alvinegro tem um desempenho superior. Foram, até o momento, 26 vitórias, 32 empates e 20 derrotas. E esta superioridade se mantém quando joga em casa, ao contrário do Colorado.

Como mandante, o Inter foi vitorioso 13 vezes nos 38 jogos que realizou. O empate é destaque quando duelam no Beira-Rio, onde em 47% das partidas, sendo 18 no total, as duas equipes ficaram com o mesmo saldo. São setes derrotas contra o grupo em casa.

Já o Timão, quando enfrenta o Internacional em casa, tende a ser mais vitorioso. Em 40 jogos, conquistaram 19 vitórias, 14 empates e sofreram, também, com sete derrotas. Na Neo Química Arena, o Corinthians nunca foi derrotado pelos sulistas.

Em saldo de gols há uma coincidência: 81 realizados e 81 sofridos para cada um.

As polêmicas entre os clubes

Brasileirão de 2005

Essa edição ficou marcada por problemas na justiça que impactou diretamente os dois clubes. O árbitro Edílson Pereira de Carvalho foi denunciado e preso por manipular resultados para favorecer empresários que utilizavam sites de apostas para que, assim, pudessem ter lucro.

Por conta disso, Luiz Zveiter, presidente do STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) decidiu anular 11 jogos sob comando de Edílson no campeonato - mesmo sem a comprovação total de interferência em todos as partidas.

Pela atitude, o Corinthians se sagrou campeão com três pontos à frente do Internacional, que ficou com o segundo lugar. Caso o fato não tivesse ocorrido, o clube do Rio Grande do Sul poderia ter sido o dono da taça.

Copa do Brasil de 2009

No mês de junho e julho de 2009, os dois clubes decidiram quem seria o campeão do título da Copa do Brasil. Uma semana antes do jogo de volta e da final, que ocorreu no primeiro de julho, o Colorado preparou um dossiê, em um DVD entregue à CBF, com supostos erros de arbitragem que teriam beneficiado o Timão.

O ato causou mal-estar entre as diretorias. O Corinthians conquistou a taça naquela edição e, por isso, a cada triunfo da equipe diante do Internacional, um "põe no DVD" é entoado. Em 13 de junho de 2015 foi frase do telão da então 'Arena Corinthians', após vitória de 2 a 1 da equipe paulista.

Mais Vistas