Imagem ilustrativa na TNT Sports

É agora que a história é escrita! Assista a TODOS os jogos do mata-mata da Champions League AO VIVO!

ASSINE JÁ
Futebol Brasileiro

Torcedor viaja de Santos para o Rio de Janeiro de bicicleta para final da Libertadores

Hector Basile fez a promessa, antes das oitavas de final, de fazer a viagem caso o Peixe chegasse na grande decisão
 

Hector pedalou cerca de 500km para chegar ao Rio de Janeiro
Hector pedalou cerca de 500km para chegar ao Rio de Janeiro (Arquivo Pessoal)

Por Dudu Alves e Ludmilla Florencio

Esporte mais popular do mundo, o futebol mexe com a paixão (e muitas vezes com a razão) de milhões de pessoas. São comuns histórias de “loucuras” realizadas por torcedores por seu time de coração. É o caso do santista Hector Basile.


Fanático pelo Alvinegro da Vila Belmiro, o torcedor realizou uma promessa ao final da fase grupos, da qual o Santos teve a segunda melhor campanha: se o Peixe chegasse à decisão da Libertadores, faria a viagem da Baixada Santista até o Rio de Janeiro de bicicleta, mesmo sem poder assistir ao jogo do estádio.


Dito e feito. Mesmo com “pedreiras” pelo caminho, disputando vaga somente contra campeões da Libertadores, o Santos deixou pelo caminho LDU, Grêmio e Boca Juniors, fazendo com que a viagem de Hector se tornasse realidade.


E a aventura do fanático torcedor santista se iniciou na última segunda-feira (25). Logo pela manhã, Hector se preparou, montou em sua bicicleta e começou o trajeto de aproximadamente 493km de Santos ao Rio de Janeiro.


“Será uma prova de resistência e autoconhecimento físico e mental. Tudo isso será feito somente eu, minha bike, que já tem muita história para contar comigo - são mais de 5 anos que a comprei já usada! - além do meu amor pelo Santos Futebol Clube”, diz um trecho da postagem de Hector sobre a promessa.

A bicicleta na qual Hector pedalou de Santos até o Rio de Janeiro. (Foto: Arquivo Pessoal)
A bicicleta na qual Hector pedalou de Santos até o Rio de Janeiro. (Foto: Arquivo Pessoal)


A viagem, batizada pelo torcedor de ‘Ciclo Santour’, se dividiu em quatro dias. No primeiro, pedalou 173km da Baixada Santista até Caraguatatuba. Na terça-feira (26), mais 124km até a chegada a Paraty. Depois, foi de Paraty para Angra dos Reis (411 km) e, por fim, chegou ao Rio de Janeiro na quinta-feira (28).

O período de pedaladas ficou concentrado na parte da manhã e tarde. No começo das noites, Hector descansou em pousadas e hotéis baratos que encontrou pelo caminho, aproveitando para compartilhar nas redes sociais os momentos vividos.


As incertezas foram substituídas pelas diversas experiências pessoais. Desde o autoconhecimento dos limites físicos e psicológicos que teve, a possibilidade de ver o mundo, a apreciação das paisagens e da grandeza da Mata Atlântica localizada no percurso.

Com o principal objetivo cumprido, o santista irá conhecer a fachada do maior estádio brasileiro e seguirá à rodoviária para ver a final em sua casa. “Santos é minha cidade, tem mais santistas… vai ser melhor acompanhar a final por lá”, garantiu.

Hector registando sua chegada ao Estado do Rio de Janeiro. (Foto: Arquivo Pessoal)
Hector registando sua chegada ao Estado do Rio de Janeiro. (Foto: Arquivo Pessoal)

Em entrevista concedida à TNT Sports, Hector se mostrou confiante com a possibilidade do Santos vencer o Palmeiras e afirmou que o título da Libertadores de 2020 seria ainda mais marcante que o de 2011, com Neymar e cia.

“O Santos era ‘favoritaço’ para ganhar aquele título, né? Se o título vir agora, acredito que vai ser muito mais marcante por todos os percalços que ocorreram durante a temporada e por a gente ser apenas um time que chegou às oitavas e foi ganhando de um e de outro, de times poderosos como o Grêmio, Boca Juniors e, no caso, se a gente ganhar do Palmeiras… acho que vai ser muito mais marcante!”.


Resta agora saber se a viagem de Hector Basile será “completa” e o fanático torcedor poderá ter em sua "bagagem" o tetracampeonato da Libertadores em sua bagagem. A resposta só saberemos no sábado (30) após a grande final entre Santos e Palmeiras no lendário estádio do Maracanã.

Mais Vistas