Imagem ilustrativa na TNT Sports

É agora que a história é escrita! Assista a TODOS os jogos do mata-mata da Champions League AO VIVO!

ASSINE JÁ
Champions League

Liverpool x Real: terceira final e outras curiosidades marcam o duelo na Champions

Ingleses e espanhóis medem forças pelo título da Champions League no próximo sábado (28) e você acompanha tudo na TNT e na HBO Max

Real Madrid eliminou o Liverpool da Champions na temporada passada
Real Madrid eliminou o Liverpool da Champions na temporada passada - Shaun Botterill (Getty Images)

Por Isaac Simões

Liverpool e Real Madrid vão decidir, no próximo sábado (28), quem ficará com o título da Uefa Champions League da atual temporada. No Stade de France, em Paris, as duas equipes vão duelar em busca do troféu mais desejado do futebol europeu e você vai acompanhar tudo ao vivo na TNT e na HBO Max, a partir das 13h30 (horário de Brasília).

CLIQUE AQUI E ASSINE A HBO MAX PARA ASSISTIR A TODOS OS JOGOS DA CHAMPIONS LEAGUE!

O confronto mais aguardado do ano no velho continente coloca frente a frente dois dos maiores clubes da história do futebol mundial. Tanto Liverpool quanto Real Madrid acumulam feitos marcantes na Champions e agora voltam a se enfrentar na decisão da competição.

Essa será a terceira vez que os clubes vão se enfrentar em uma final de Champions. Na primeira, em 1980/81, os ingleses levaram a melhor, enquanto em 2017/18, foi a vez dos espanhóis comandados por Zinédine Zidane derrotar os Reds, já com Jürgen Klopp.

O retrospecto é favorável ao Real ao longo dos oito confrontos. Foram quatro vitórias madridistas contra apenas três inglesas na competição. Soma-se a isso, o fato do time espanhol nunca ter perdido uma final desde que o torneio passou a se chamar Champions League em 1992.

Real Madrid e Liverpool voltam a decidir a final da Champions pela terceira vez (Foto: Getty Images)
Real Madrid e Liverpool voltam a decidir a final da Champions pela terceira vez (Foto: Getty Images)

Inglaterra x Espanha

Se o Real Madrid é o maior campeão da Champions, com 13 Orelhudas, e acumula feitos marcantes como ser o primeiro clube a conquistar dois tricampeonatos consecutivos da história do torneio, o Liverpool tenta melhorar seus resultados na competição.

Apesar de ter sido campeão em 2018/19, o retrospecto contra clubes espanhóis nas últimas edições não traz boas lembranças ao torcedor dos Reds. Tirando o título em cima do Tottenham, o time de Anfield sucumbiu um ano antes para o próprio Real Madrid na final em Kiev.

Em 2019/20, o Liverpool voltou a encontrar uma equipe da Espanha. Desta vez, o confronto foi pelas oitavas de final e os Reds acabaram eliminados para o Atlético de Madrid após dois jogos. Na temporada passada o Real voltou ficar frente a frente com o time de Klopp, e bateu os ingleses após duas partidas, na fase de quartas de final.

Real Madrid 3x1 Manchester City: Rodrygo faz milagre e Real vai à final da Champions League

Se o desempenho das últimas campanhas não empolga o torcedor inglês, o retrospecto geral pode dar esperanças. São 19 vitórias do Liverpool, 13 empates e 16 derrotas diante dos adversários espanhóis. Coincidentemente, o número é idêntico ao do Real em duelos com equipes da Inglaterra.

As coincidências não param por aí. Nessa temporada, o Liverpool se deu bem contra os dois clubes espanhóis que enfrentou, batendo o Atlético de Madrid nas duas partidas pela fase de grupos, além das duas partidas na semifinal contra Villarreal. O Real não ficou atrás e eliminou Chelsea e Manchester City para chegar à decisão da competição.

Villarreal 2x3 Liverpool: Veja os melhores momentos da classificação do Liverpool à final da Champions League

Mais Vistas