Imagem ilustrativa na TNT Sports

Assista a jogaços exclusivos do Paulistão e a TODOS os jogos da Champions League AO VIVO!

ASSINE JÁ
Futebol Brasileiro

Santos concretiza venda de Soteldo ao Toronto FC e se livra de punição da Fifa

Com a venda de Soteldo, Santos quitou a dívida com o Huachipato e agora volta a poder contratar

Soteldo se destacou como um dos craques do Santos
Soteldo se destacou como um dos craques do Santos (Getty Images)

Por Redação da TNT Sports

No início da tarde deste sábado (24), o Santos anunciou em seu site oficial a saída de Soteldo ao Toronto FC, do Canadá. Depois de negociações envolvendo também o Huachipato, do Chile, ex-clube do jogador com o qual o Peixe tinha dívida, a venda foi concretizada.

Com o dinheiro, o Alvinegro do litoral paulista quitará os 500 mil dólares pendentes aos chilenos e, agora, conseguirá liberação do Transfer Ban, punição imposta pela Fifa que impedia o clube de contratar novos atletas.

Confira o comunicado:

"Nesta madrugada (24 de abril), o Santos Futebol Clube acertou a venda do atleta Soteldo ao Toronto FC, do Canadá, equipe que disputa a Conferência Leste da Major League Soccer (MLS). Com a transferência, o Peixe conseguiu a liberação do Transfer Ban, imposto pela FIFA justamente pela dívida com o Huachipato, do Chile, pela compra do atacante venezuelano.

O Clube santista repassou sua parte na venda para o time chileno e pagará US$ 500 mil, para saldar o valor total, divididos em parcelas a partir de junho. Além disso, os empresários não receberão comissão por essa venda e o jogador abriu mão de seus pagamentos devidos pela rescisão do contrato. Também ficou acertado que o Santos terá direito a 12,5% de uma venda futura do atleta, caso ele seja transferido em definitivo para algum clube de fora da MLS.

Para o presidente do Santos FC, Andres Rueda, a venda de Soteldo foi importante, por encerrar uma pendência financeira, que impedia o Clube de realizar contratações, o Transferban. “Foi uma proposta que o Huachipato também aceitou e, principalmente, que o atleta queria. Não podíamos segurar o Soteldo, diante desse cenário. Na verdade, o Santos comprou, mas nunca pagou”, disse Rueda.

“Com este Transfer Ban resolvido, abrimos uma janela para podermos considerar a contratações pontuais, dentro da responsabilidade financeira que assumimos no Clube, de atletas para encorpar o elenco, dada a participação em muitas competições de forma simultânea”, destaca o presidente.

Yeferson Soteldo, 23 anos, chegou ao Santos em janeiro de 2019, vindo do Universidad do Chile, e logo se tornou ídolo, sobretudo entre as crianças. Fez seu primeiro gol com a mítica camisa 10 no dia 24 de janeiro, no Paulistão. Até hoje foram 104 partidas pelo Peixe, balançando as redes 20 vezes. “Temos de agradecer ao Soteldo por esse período no Santos, que tanto nos trouxe alegrias e por sua combatividade em campo. Certamente gostaríamos que ficasse mais e fizesse história com a nossa camisa. Desejamos sorte em seu novo clube”, finalizou Rueda".

Presidente do Santos revela dívida de R$ 60 milhões

Mais Vistas