Imagem ilustrativa na TNT Sports

É agora que a história é escrita! Assista a TODOS os jogos do mata-mata da Champions League AO VIVO!

ASSINE JÁ
Blogs

Quem pode aparecer na primeira lista de Dorival: surpresas na zaga e renovação nas laterais

Dorival fará sua primeira convocação nesta sexta-feira (01), na sede da CBF

Carlos Augusto valoriza vitória da Inter e fala sobre chance na Seleção com Dorival  

Por Monique Danello

O técnico Dorival Júnior anuncia na sexta-feira (1) a primeira lista de convocados da seleção brasileira. O Brasil vai enfrentar Inglaterra e Espanha, nos amistosos dos dias 23 e 26 de março.

CLIQUE AQUI E ENTRE NO GRUPO DA TNT NO WHATSAPP!

O treinador teve pouco mais de um mês, desde a sua apresentação oficial, para observar jogadores no Brasil e na Europa. Listamos alguns nomes que estão no radar do comandante, e analisamos a situação de atletas candidatos a uma vaga nessa lista. A segunda reportagem dessa série destaca as opções na zaga e nas laterais.

ZAGUEIROS

Marquinhos (PSG)

Not Released (NR)

Uma das opções com mais experiência na posição, Marquinhos foi visto de perto por Dorival Júnior na Liga dos Campeões, no duelo contra o Real Sociedad. Foi poupado no último jogo contra o Rennes, pelo Campeonato Francês.

Gabriel Magalhães (Arsenal)

Titular do Arsenal, o zagueiro ganhou espaço na seleção sob o comando de Fernando Diniz, e se destacou nas Eliminatórias. Já soma 35 jogos pela equipe inglesa nessa temporada, e marcou quatro gols.

Bremer (Juventus)

LE HAVRE - Bremer of Brasil during the International Friendly match between Brazil and Ghana at Stade Oceane on September 23, 2022 in Le Havre, France. ANP | Dutch Height | Gerrit van Keulen (Photo by ANP via Getty Images)

Um dos últimos nomes a conquistar espaço na lista de Tite para a última Copa do Mundo, o zagueiro segue no radar da seleção brasileira. São 26 jogos pela Juventus na temporada, e dois gols marcados.

Thiago Silva (Chelsea)

Not Released (NR) EDITORIAL USE ONLY. No use with unauthorized audio, video, data, fixture lists, club/league logos or 'live' services. Online in-match use limited to 120 images, no video emulation. No use in betting, games or single club/league/player pub

Aos 39 anos, o zagueiro segue atuando em alto nível pelo Chelsea. A experiência pode fazer a diferença, em dois amistosos contra seleções da primeira prateleira do futebol europeu.

"Para mim não importa, se o Thiago (Silva) estiver bem, ele terá oportunidade. Ele é grande jogador. Ciclos se encerram a partir de um momento que um outro esteja bem melhor", afirmou Dorival Júnior, no dia da apresentação oficial do treinador.

Lucas Beraldo (PSG)

beraldo

O bom momento no São Paulo, também sob o comando de Dorival, levou o zagueiro ao futebol europeu. Pelo PSG soma 10 jogos, e foi observado de perto pelo treinador na partida contra o Real Sociedad, pela Liga dos Campeões. Também já foi utilizado como lateral-esquerdo.

Murillo (Nottingham Forest)

NOTTINGHAM, ENGLAND - JANUARY 30: Murillo of Nottingham Forest running during the Premier League match between Nottingham Forest and Arsenal FC at City Ground on January 30, 2024 in Nottingham, England. (Photo by Richard Sellers/Sportsphoto/Allstar via Getty Images)

Conseguiu ser protagonista em fase complicada do Corinthians. Em 2023, se transferiu para o futebol inglês, e aceitou o desafio no Nottingham Forrest, que também não vivia boa fase. É destaque na Premier League, e cobiçado por outros clubes europeus.

Léo Pereira (Flamengo)

SP - SAO PAULO - 24/09/2023 - COPA DO BRASIL 2023 FINAL, SAO PAULO X FLAMENGO - Leo Pereira jogador do Flamengo durante partida contra o Sao Paulo no estadio Morumbi pelo campeonato Copa do Brasil 2023. Foto: Ettore Chiereguini/AGIF

Um dos destaques do Flamengo nesse início de temporada, o zagueiro foi campeão da Libertadores e da Copa do Brasil com Dorival Júnior. O treinador esteve no Maracanã no clássico contra o Botafogo, quando Léo mais uma vez se destacou, e ainda foi o autor do gol da vitória rubro-negra.

Canhoto, assim como Beraldo e Murillo, é mais uma opção nessa disputa pela vaga entre os 23 convocados por Dorival.

LATERAIS

Danilo (Juventus)

Not Released (NR)

Referência entre os jogadores que permaneceram do ciclo passado, Danilo é capitão na Juventus, onda atua como zagueiro. Está em reta final de recuperação de uma lesão no tornozelo, e não joga desde 17 de fevereiro.

Yan Couto (Girona)

Foi observado de perto por Dorival Júnior na derrota por 4x0 para o Real Madrid. Ganhou oportunidade na seleção com Fernando Diniz, e pode voltar como opção na lateral-direita. Em 29 jogos pelo Girona, soma dois gols e sete assistências.

Emerson Royal (Tottenham)

Não vive sua melhor fase na equipe inglesa. Atuou em apenas uma das últimas cinco partidas do Tottenham.

Carlos Augusto (Internazionale)

Mais um jogador que recebeu oportunidade com Fernando Diniz, o lateral segue na "lista larga" da seleção. Vem ganhando espaço na Inter, e foi titular no último jogo contra o Lecce. Na temporada soma 34 jogos, um gol e três assistências.

Wendell (Porto)

Um dos destaques do Porto na temporada, o lateral sonha com uma chance na seleção de Dorival. Na temporada soma 22 jogos, três gols e duas assistências.

Juninho Capixaba (Red Bull Bragantino)

O lateral-esquerdo terminou 2023 em alta, e começou muito bem a temporada 2024 no Massa Bruta. Chegou a ser cotado no Flamengo, depois de um pedido do técnico Tite. Na última temporada, atuou em 55 jogos, com três gols e quatro assistências, liderando estatísticas entre os laterais do Brasileirão.

Guilherme Arana (Atlético-MG)

MG - BELO HORIZONTE - 26/11/2023 - BRASILEIRO A 2023, ATLETICO-MG X GREMIO - Guilherme Arana jogador do Atletico-MG comemora seu gol durante partida contra o Gremio no estadio Arena MRV pelo campeonato Brasileiro A 2023. Foto: Fernando Moreno/AGIF

Muito utilizado na era Tite, ficou fora da última Copa do Mundo por conta de uma grave lesão no joelho. Voltou a ganhar oportunidades com Fernando Diniz, mas não encantou. Titular absoluto do Atlético-MG, já esteve em campo em sete partidas, nesse início de temporada.

Mais Vistas