Imagem ilustrativa na TNT Sports

É agora que a história é escrita! Assista a TODOS os jogos do mata-mata da Champions League AO VIVO!

ASSINE JÁ
Blogs

Klopp x Guardiola: técnicos travam última batalha na Premier League

Liverpool e Manchester City se enfrentam neste domingo (10), em jogo que vale não só a liderança do Campeonato Inglês, mas também a despedida de uma das maiores rivalidades da competição

Klopp (esq.) e Guardiola observam duelo entre Liverpool e City
Klopp (esq.) e Guardiola observam duelo entre Liverpool e City - Andrew Powell (Getty Images)

Por Danilo Jordão

A poucas horas de um grande duelo entre Liverpool e Manchester City na Premier League, o menos importante para o futebol parece ser o resultado. Reds e Sky Blues se enfrentam neste domingo (10), em Anfield, pela 28ª rodada do Campeonato Inglês. Para as duas equipes, o duelo vale a liderança da competição — o Liverpool soma 62 pontos, enquanto os Cityzens têm 61. No entanto, para o esporte, é dia de encerrar ciclos: os treinadores Jürgen Klopp e Pep Guardiola protagonizarão a última batalha do clássico sob o comando de seus times na competição pela qual construíram uma rivalidade assinada por respeito, admiração e bom futebol.

CLIQUE AQUI E ASSINE A MAX PARA ASSISTIR A TODOS OS JOGOS DA CHAMPIONS LEAGUE!

Klopp está de saída do Liverpool após mais de oito anos sob o comando dos Reds. O treinador chegou ao clube em outubro de 2015. Desde então, conquistou oito troféus, dentre eles a Champions League em 2018/19.

Klopp (esq.) e Guardiola se abraçam durante partida entre Liverpool e City
Klopp (esq.) e Guardiola se abraçam durante partida entre Liverpool e City

Guardiola chegou ao City em meados de 2016 e construiu uma dinastia no cenário do futebol inglês. De lá para cá, dentro da Premier League, Klopp foi o único que conseguiu superar o técnico catalão. Nas últimas seis edições da competição, foram cinco títulos dos Sky Blues, e uma conquista dos Reds.

Respeito acima da competição

A temporada 2023/24 reserva a última oportunidade de Klopp erquer a taça contra seu arquirrival. Porém, acima do embate em campo, duas características unem os dois adversários: a admiração e o respeito.

Pep é o melhor treinador do mundo! Não tenho o menor problema com isso, tenho uma vida muito boa mesmo não estando nem perto de ser", disse Klopp, em entrevista coletiva na última sexta-feira (08).

O duelo entre os treinadores é anterior aos confrontos na Inglaterra. Os dois se conhecem desde os tempos de futebol alemão, quando Klopp comandava o Borussia Dortmund e Guardiola era técnico do Bayern de Munique.

Pessoalmente, ele tem sido meu maior rival desde quando ele estava no Dortmund e eu no Bayern de Munique. Fará falta, e eu pessoalmente sentirei falta. Estou feliz porque, sem ele, vou dormir um pouco melhor na noite anterior ao jogo contra o Liverpool! Mas desejo a ele tudo de bom", brincou Guardiola, após o anúncio de Klopp, em janeiro deste ano.

Retrospecto de Klopp x Guardiola na Inglaterra

Liverpool e Manchester City se enfrentaram 21 vezes desde que Klopp e Guardiola chegaram ao futebol inglês. A dor de cabeça sentida pelo treinador catalão às vésperas dos jogos pode ser compreendida em números: Klopp soma oito vitórias no clássico, contra seis triunfos de Pep e sete empates.

À flor da pele: Klopp e Guardiola reconhecem a rivalidade protagonizada desde 2016 | Getty Images
À flor da pele: Klopp e Guardiola reconhecem a rivalidade protagonizada desde 2016 | Getty Images

Os duelos não foram apenas disputados na Premier League. Os treinadores também se viram frente a frente na Champions League, na Copa da Inglaterra, na Copa da Liga Inglesa e na Supercopa da Inglaterra. Ainda há, inclusive, a possibilidade dos dois se enfrentarem na Copa da Inglaterra, que está nas quartas de final.

Debe activar el uso de Cookies Sociales para ver el contenido.

Futebol é história

O Liverpool chega forte para a disputa deste domingo (10). Com o apoio de sua torcida, os Reds querem os três pontos para abrir vantagem sobre o vice-líder na Premier League. Do outro lado, há o atual tricampeão sedento por mais um troféu. Obcecado por bom resultado e desempenho, Guardiola não pretende terminar o capítulo de uma das principais rivalidades do futebol inglês atrás de seu oponente.

Futebol é história. Belíssimos momentos foram e são contados pelos dois treinadores em mais sete anos de rivalidade no futebol inglês. Para o futebol, o menos importante é o resultado. Porém, para ambas as equipes, ainda não é tempo de desfrutar das glórias de um livro, mesmo que próximo do fim, inacabado.

Mais Vistas